sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Enquete - avaliação docente/disciplina: resultado!

Abaixo seguem os resultados da enquete realizada  neste blog e que foi disponibilizada nos últimos dois meses para avaliação da disciplina D. Constitucional I, ministrada por mim no 2º Semestre de 2010, na Libertas Faculdades Integradas.
Aqui, aproveito para fazer uma análise própria desses resultados e como estes influenciarão na forma como a matéria será ministrada.
Busquei elaborar critérios o mais simples e diretos possíveis, embasados em modelos de avaliação docente encontrados na internet e, como se pode ver, consistia em escolher, para cada um do critério sob análise, uma avaliação entre “Ruim”, “Regular”, “Bom” e “Muito Bom”.
Uma parte desses se referia à disciplina em si e a outra parte ao professor.
Considero importante, em minhas aulas, analisar a percepção que o aluno tem da própria matéria que está sendo estudada. Evidente que suas expectativas, sendo boas ou ruins, sua identificação  com o que lhe está sendo passado e, além disso, o interesse que estes lhe despertam irão resultar em componente  que facilita ou dificulta o desempenho do professor em sala de aula.
Posso estar enganado, mas o aluno que consegue encontrar satisfação com a disciplina que lhe está sendo apresentada, todos sabemos disso, tende a alcançar desempenho muito melhor, passa a se interessar mais, estudar com mais afinco e participar com uma maior freqüência das aulas.
E isso, evidentemente, não se torna possível se não considerarmos o relevante papel desempenhado pelo professor!!
Recordo-me de minhas aulas de matemática, matéria que sempre detestei, que pouca ou nenhuma expectativa me despertava, muito menos interesse. Porém, tive professores ótimos e, dentre eles, dignos de serem aqui lembrados,  a Prof. Maria José (na minha 5º e 6.º Séries) e o Prof. Fernandinho Peroni (1º e 2º Colegial), ambos na Escola Nova, em Cássia!!!
Na Unesp, odiava Direito Comercial. Meus professores,  indignos de  serem lembrados, não ajudaram... Resultado: sofro até hoje para entender satisfatoriamente como se perfazem as relações jurídicas em uma sociedade de ações,  a importância em saber de cabeça os quesitos essenciais e acidentais dos títulos de crédito, os trâmites processuais e extraprocessuais nos procedimentos falimentares, etc.
Sendo assim, considerando-se uma média ponderada de todos os quesitos votados, para se obter uma visão global que os alunos fizeram da a disciplina, os resultados foram os seguintes: “Bom” – 25% e “Muito bom” – 75%! Ora, somando-se tais resultados, pode-se concluir que a satisfação em relação à disciplina foi de 100%, tendo em vista não ser apontado nenhum resultado negativo (Ruim ou Regular).
Quanto ao desempenho docente, considero este o mais importante.
De nada adianta, ao aluno, um contato com uma disciplina que lhe seja a mais adorada, a mais importante,  a que lhe desperta o maior interesse mas que, todavia, perde-lhe todo o brilho diante de um interlocutor que não seja capaz de transmitir as informações ou fazer a ponte entre conhecimento e aprendizado e que, pior do que isso, não saiba dialogar, ouvir, aprender, melhorar....
Nesse quesito, a análise do desempenho docente obteve, também considerando-se uma análise global de todos os quesitos (em uma média ponderada), os seguintes resultados:
Ruim – 2,8%.  Regular – 5,6%. Bom –  25,6%. Muito bom – 66%.
Na soma dos resultados positivos, “Bom” e “Muito bom”, o resultado foi de 91,6%.

Nada mal, obrigado!!!
Por outro lado, os resultados negativos, “Ruim” (2,8%) e “Regular” (5,6%), somados, não chegam a 10%. Além disso, pode-se facilmente notar que ambos foram dados apenas no critério relacionado à “Pontualidade”. 
Mea culpa!
Mas tenho certeza que todos aqueles que fazem jornada dupla, tripla como eu irão relevar um pouco isso... Mas que é difícil correr contra o relógio, isso é! De qualquer forma, não posso desqualificar, de forma alguma essa análise, até mesmo porque, considerando-se o conteúdo extenso do programa completo de D. Constitucional e a importância de cada instituto que deve (e muito bem) ser compreendido, cada minuto vale ouro.
Portanto, meu compromisso será maior neste aspecto.
No mais, agradeço imensamente a todos os alunos leitores do blog (inclusive aqueles que, apesar de exaustivamente divulgado, não votaram, lembrando que, de qualquer forma, quem silencia consente com a maioria – perdão pela rima)!!!
Sinto-me lisonjeado e engrandecido com o resultado!!!
Finalmente, devo afirmar aqui minha preocupação constante com a qualidade e o aprofundamento do ensino que busco levar a todos os meus alunos o que, em parte, justifica a necessidade de um instrumento como este.
Tenho certeza de que esta é a preocupação de todo o corpo docente da Libertas Faculdades Integradas e, mais ainda, de toda a direção e coordenadoria do curso de Direito que, a cada ano que passa, consegue ampliar ainda mais sua envergadura, firmando-se como um dos melhores em toda nossa região.
E isso justamente por buscar manter uma formação sólida e perene, voltada não apenas para os desafios constantes do mercado de trabalho mas, acima de tudo, destinada à formar profissionais que também se comprometam com a comunidade em que estão inseridos, guiados pela busca incessante da ética, da Justiça!!
Profissionais que podem ver no Direito algo que esteja acima de um mero código de conduta ou diretriz para a regulação social, mas algo que possa servir como instrumento de transformação social!!!
Aos alunos leitores do blog, aos novos alunos ingressantes, que também espero encontrar neste espaço, mais uma vez, desejo um bom retorno às aulas!!
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Avaliação da disciplina: interesse despertado
Ruim                (0%)
Regular           (0%)
Bom               (33%)
Muito bom   (66%)
Avaliação da disciplina: sequência e encadeamento dos temas tratados
Ruim             (0%)
Regular        (0%)
Bom             (0%)
Muito bom (100%)
Avaliação da disciplina: métodos de avaliação utilizados
Ruim             (0%)
Regular        (0%)
Bom             (40%)
Muito bom (60%)
Avaliação da disciplina: atendimentos às suas expectativas
Ruim             (0%)
Regular        (0%)
Bom             (16%)
Muito bom (83%)

Avaliação da disciplina: adequação da prova aos assuntos ministrados
Ruim             (0%)
Regular        (0%)
Bom             (33%)
Muito bom (66%)
Avaliação do Professor: conhecimento da matéria
Ruim              (0%)
Regular         (0%)
Bom             (16%)
Muito bom (83%)
Avaliação do professor: clareza na explanação da matéria
Ruim             (0%)
Regular        (0%)
Bom             (42%)
Muito bom (57%
Avaliação do professor: atenção com os alunos
Ruim             (0%)
Regular         0%)
Bom              (0%)
Muito bom (100%)
Avaliação do professor: relação com a turma
Ruim             (0%)
Regular        (0%)
Bom             (28%)
Muito bom (71%)
Avaliação do professor: pontualidade
Ruim             (14%)
Regular        (28%)
Bom             (42%)
Muito bom (14%)

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