sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Mãos à obra!!!

[ATUALIZAÇÃO] Adiado para o dia 07 de fevereiro, segunda-feira, o meu retorno às aulas. Houve uma pequena alteração no horário e, com isso, Direito Constitucional foi para as segundas e terças. Até lá!!!


Na próxima semana, dia 4 de fevereiro de 2011, retomaremos nosso curso de Direito Constitucional na Libertas Faculdades Integradas!

Portanto, a partir desta, farei uso deste espaço para algumas das atividades que pretendo desenvolver em sala de aula, mais ou menos como fiz nas primeiras postagens, no final do semestre passado: textos, provas comentadas, roteiro de aulas e temas abordados, questões e testes que poderão ser respondidos aqui e utilizados como método avaliativo, etc.

A versatilidade deste instrumento será o limite para o uso que poderá ser feito dele...

Não quero, com isso, afastar os caros frequentadores que não sejam meus alunos, evidentemente!!! Continuam e serão sempre bem-vindos, como sempre, ficando, também, desde já convidados a continuarem participando e compartilhando informações, sugestões, comentários...

Aliás, o enriquecemento de informações e conteúdo deste blog sempre dependerá, incessantemente, da ontribuição de todos e principalmente daqueles que estiverem dispostos a disseminar um pouquinho do que sabem e que por certo está muito além do que eu mesmo sei...

Ademais, como sempre busquei deixar claro, este é um espaço para todos aqueles que se interessam pelo estudo do Direito Constitucional e, portanto, não pretendo limitá-lo tão somente a meus interesses particulares e meramente acadêmicos!!

De qualquer forma, os temas gerais ou de interesse nacional, que especialmente gravitam em torno da Constituição, do Constitucionalismo,  dos Direitos Humanos e da própria disciplina em si continuarão sendo tratados aqui, na medida em que o tempo me permitir sobre eles debruçar (tempo este, cada vez mais escasso....rs). Em breve darei continuidade às duas partes faltantes do texto "O Juiz e a Constituição", inclusive!

______

Aos alunos frequentadores do blog, o assunto é com vocês, agora!!!

Direitos Fundamentais: Igualdade, Liberdade, Propriedade e Segurança!  

Esses serão os temas das próximas aulas, começando pelos direitos relacionados à IGUALDADE, tema que será abordado já em nossa primeira aula do bimestre, na próxima sexta-feira.

Dentre os assuntos relacionados, discutiremos:

1) Igualdade como princípio e como direito;
2) Conceito de igualdade formal e material;
3) Destinatários do direito à igualdade;
         3.1 ) Retomada dos conceitos de eficácia vertical e horizontal dos D. Fundamentais;
4) Ações afirmativas e sistemas de cotas.

Dentre os dispositivos jurídicos dignos de atenção, leiam: art. 3.º, III, art. 5.º, caput, inciso I, art. 5.º, art. 7.º, XXX, todos da CF, Súmula 683 do STF, art. 100, I do CPC, art. 2.º e outros da Lei 11.340/06 (Lei "Maria da Penha").

Sugestão de Livro (vale para o semestre inteiro ou mesmo para o curso inteiro, inclusive):  

  • A revolução dos bichos, de George Orwell.  Citação interessante presente na obra: "Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais do quue os outros". Quem nunca leu a obra (ou nunca viu o filme, que é bem fiel) está esperando o quê???
Sugestão de filme (se der, assistiremos):

  • Milk - A voz da igualdade! Ciquem aqui para assistirem ao trailer legendado.
Eventuais textos e/ou outros assuntos relacionados serão postados ao longo da semana, bem como algumas instruções que estou elaborando para que possamos ter o melhor aproveitamento possível do blog!!! Fiquem atentos!

E, para finalizarmos por hoje, reflitamos, com Orwell e, também, porque não, com Engenheiros:

Somos iguais? 

Ou uns são mais iguais do que os outros?


2 comentários:

  1. Olá, Jucemar!
    Como é bom voltar às aulas. Já estava me dando abstinência da sala de aula! Só de saber que esta semana já recomeça, é muito bom! De verdade! rsrs
    E que bom também que teremos mais uma forma de interação, além da sala de aula. Acho blog uma ferramenta excelente. E creio que será muito útil para nossa disciplina. Viva a Web 2.0! hehe
    Quanto aos filmes que você sugeriu, nós assistimos ao "A Revolução dos Bichos" no 1º período com o prof. Humberto e (creio) todos gostamos. Quanto ao "Milk", nunca tinha ouvido falar. Vou procurá-lo.
    Bom, então até nossa aula!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Raíssa! Que bom que está gostando da idéia e melhor ainda seu ânimo de retorno às aulas! O espírito é esse mesmo!! Compareça sempre. Seus comentários são muito bem vindos! Em breve, como eu disse, farei uso semanalmente do blog para direcionar algumas atividades. Perguntas para pesquisas e testes serão feitos também por aqui e poderão ser respondidos diretamente, valendo pontos extras, sem necessidade de entrega dos trabalhos. Isso irá facilitar muito vocês... Abraço!!!

    ResponderExcluir

Gostou do texto? Comente, faça sua crítica, deixe sua opinião... Mas seja responsável e cordial em suas palavras. Façamos deste um espaço de discussão saudável! Grato pela compreensão!